SIOM - Sistema de Informações Organizacionais do Município

seg, 30/11/2020 - 13:07
| Atualizado
ter, 24/08/2021 - 15:23
Apresentação do SIOM

Apresentação do SIOM

O Sistema de Informações Organizacionais do Município (SIOM) é o sistema oficial e corporativo responsável por organizar e tornar pública a estrutura organizacional da Prefeitura, servindo como base de informações para os demais sistemas da administração municipal e para a sociedade.

O SIOM disponibiliza informações descritivas de órgãos da Administração Direta e entidades da Administração Indireta da Prefeitura, com a relação de todas as unidades organizacionais, seus respectivos endereços, telefones, titulares, natureza da relação entre as unidades e histórico legal, segundo preceitos da Lei de Acesso à Informação, Lei de Estrutura Orgânica do Poder Executivo Municipal (Lei n.º 11.065, de 1º de agosto de 2017) e instrumentos legais específicos de cada órgão/entidade.

As informações contidas no SIOM, regido pelo Decreto n.º 16.396, de 10 de agosto de 2016, facilitam a comunicação entre os órgãos e entidades, proporciona  maior confiabilidade das informações oficiais da estrutura organizacional, preservação e consolidação de sua base legal, bem como maior agilidade nas alterações da estrutura organizacional. A estrutura organizacional da Prefeitura pode ser vista, também, no Portal de Dados Abertos da Prefeitura.

A Subsecretaria de Modernização da Gestão (SUMOG), por meio da Gerência de Modelagem Organizacional (GEORG), é o órgão gestor do SIOM.

Os titulares das unidades dos órgãos, fundações e autarquias são publicados e atualizados no DOM (https://dom-web.pbh.gov.br/). As empresas publicam e atualizam os titulares na Intranet, Atas do Conselho de Administração ou da Assembleia Geral (BELOTUR, BHTRANS, PBHATIVOS, PRODABEL e URBEL).